Salário Mínimo como uma Moeda

Ao lidar com prestadores de serviços no Brasil, você pode obter uma cotação de preço em uma moeda chamada “Salário Mínimo”. Este artigo irá explicar a motivação e por que isso se tornou uma prática comum.

A primeira vez que você receber uma cotação de preço indicando que o preço dos salários mínimos você pode achar estranho. A maioria dos brasileiros sabe o que o salário mínimo vale em reais, mas para um profissional estrangeiro não é tão fácil se relacionar.

O que é salário mínimo

Salário mínimo é o salário mais baixo que um empregador pode pagar legalmente a seus empregados por um emprego em período integral. É também o menor preço que uma pessoa pode legalmente vender sua força de trabalho.

Foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas em 1940. É definido como capaz de suprir as necessidades básicas do trabalhador, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

Existem diferentes opiniões sobre o Salário Mínimo e seus benefícios. Aqueles que a defendem dizem que efetivamente aumentam os padrões de vida do trabalhador e reduzem a pobreza.

Por outro lado, dificilmente é criticado por economistas neoclássicos, que afirmam que é uma barreira para a contratação de trabalhadores e gera desemprego estrutural, uma vez que os salários determinados pelo governo reduzem a demanda por força de trabalho.

O salário mínimo atual é de R $ 678,00 por mês. Além disso, você como empregador tem que cobrir as despesas de transporte e almoço.

Detran BA

Aumento do Salário Mínimo

Quando seu preço é baseado no salário mínimo, ele é construído em um entendimento de que o preço aumentará a cada dois anos ou mais. É com que frequência o índice do governo brasileiro regula sua taxa de salário mínimo.

O lado negativo disso é que o governo brasileiro costuma usar o salário mínimo como forma de demonstrar seu perfil socialista, fazendo com que o salário mínimo esteja subindo mais do que o crescimento geral da economia.

Normalmente, ajustes na taxa de salário mínimo acontecerão antes das eleições, quando os partidos socialistas estiverem controlando o parlamento.

Quando é usado o “Salário Mínimo” como moeda?

O salário mínimo é frequentemente usado como moeda em indústrias de serviços de mercadorias, como serviços de mensageiro, serviços de limpeza, serviços contábeis e outros prestadores de serviços que têm um relacionamento mais longo com seu cliente e uma parte substancial de sua equipe é contratada com salário mínimo.

Não é recomendável que as empresas estrangeiras fixem o preço de seus serviços com salário mínimo como moeda, já que os clientes brasileiros acharão isso muito confuso.

A boa notícia sobre os preços em “Salário Mínimo”

Há uma boa notícia para um estrangeiro que está recebendo uma cotação de salários mínimos. Você está quase garantido que você está recebendo a mesma taxa que os locais.

As empresas de serviços que são usadas para lidar com estrangeiros e cobram prêmios por empresas estrangeiras não lhe fornecerão uma cotação em salários mínimos, pois sabem que você não está familiarizado ou confortável com essa “moeda”.